Blog

Fev 11

A Saúde dos Participantes de Eventos: O que diz a Legislação?

Para organizar eventos com segurança é importante prestar atenção em diversos fatores. Afinal, a segurança e a saúde do público são peças fundamentais para o sucesso de um evento. Apesar de alguns eventos não cuidarem tanto assim dos seus participantes. Por isso, existem leis para assegurar que o organizador se preocupe com o seu público. Vamos conhecer agora o que diz a Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre organização de eventos.

ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, ou simplesmente Vigilância Santiária é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde, responsável pelo controle sanitário de medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos médicos, entre outros relacionados a saúde. Seu objetivo é promover a defesa da saúde.

Seguir as recomendações da ANVISA é muito importante para não ter problemas com o público ou com a imprensa. Veja também outras Leis Importantes para Organizar Eventos

Os principais fatores relacionados a ANVISA para seguir em eventos são os alimentos, saúde da equipe, controle de zoonoses e serviços e/ou produtos que de alguma forma estejam ligados a saúde do publico.

Fique Atento à Saúde e a Higiene

interna-fique-atento

Cada cidade possui uma normalização sobre as ações e serviços de saúde e higiene, de acordo com a Lei 8.080 de 1990. Mas o básico sobre a higiene e saúde vale para todos os eventos seja qual for a cidade. É preciso estar atento principalmente quanto a infraestrutura do evento, contando com o espaço reservado para entrada e saída de ambulância. Além de contar com um posto médico com profissionais suficientes para atender os participantes.

O posto médico deve possuir os profissionais fundamentais para um atendimento de emergência e urgência, caso haja imprevistos com os participantes. Além de profissionais da saúde, o evento deve estar com condições de higiene em todo o ambiente do posto médico e, em todos os ambientes do evento.

Cuidado com os Alimentos

interna-cuidado-alimentos

Caso o evento for oferecer ou comercializar alimentos, o organizador deve atenção com o controle sanitário. A comida deve ser preparada somente por cozinheiros habilitados e se não for feita no local do evento, deve ser transportada com cuidados redobrados, evitando risco de algum tipo de contaminação.

A ANVISA recomenda que os alimentos sejam conservados em embalagens especiais. Toda a cozinha ou local de comercialização deve estar limpo e higienizado. Para os alimentos percíveis, aqueles prontos para consumo, deve haver local próprio para conservação com temperatura e umidade adequada.

Tamanho do Evento

interna-tamanho-evento

Independente do tamanho do evento, seja com grande ou médio público, ter cuidado com itens que garantam a segurança e bem estar do público de acordo as normas da Vigilância Sanitária é tão fundamental quanto buscar patrocínios ou fazer divulgação. Veja também essa matéria do blog sobre os riscos do excesso de público em eventos.

A saúde dos participantes só será garantida contando com um pronto atendimento de qualidade, com uma equipe médica com experiência de eventos. Contrate agora a Life Line para o seu evento e garanta a saúde do público do seu evento. 

Life Line

Ambulância para eventos no Rio de Janeiro. Conheça nossa Estrutura e Serviços.
Life Line - Sua diversão com mais segurança.

Quem Somos?

lifeline-a-empresa-ambilancia

A LifeLine é uma empresa com grande conhecimento e ''know how''. Possuímos condições diferenciadas para oferecer os melhores serviços médicos com qualidade, conforto e segurança.

Continue lendo ...


Arquivos do Blog