Blog

Ago 07

Colesterol: De Herói à Vilão do Organismo - Conheça os males e perigos do colesterol alto no sangue

O Colesterol desempenha importantes funções no nosso organismo, conhecido como gordura presente no sangue, é dividido em dois tipos: HDL (Colesterol Bom) e LDL (Colesterol Ruim). A produção de colesterol depende do consumo de alimentos específicos de origem animal, como a gema de ovo, carne de porco, manteiga, entre outros alimentos. Suas funções são a produção de Vitamina D e também de hormônios, tornando-se essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, porém, o seu excesso causa doenças cardiovasculares, que por muitas vezes são fatais.

Conheça as causas, perigos e os males do alto colesterol no sangue

Quando a gordura no sangue está em excesso começa a se depositar na parede das artérias, deste acúmulo criasse placas de gorduras conhecidas como aterosclerose, estas placas dificultam a passagem do fluxo sanguíneo por estas artérias. Este processo aumenta muito o risco de doenças como:

AVC – Acidente Vascular Cerebral
O acúmulo de placas de gordura no sangue (aterosclerose) podem afetar as artérias cerebrais, bloqueando a passagem sanguínea, consequentemente o transporte de oxigênio para o cérebro. Outro fator é o rompimento da artéria (derrame) pelo aumento de pressão no fluxo sanguíneo na região bloqueada pelo acúmulo de gordura. A falta de oxigênio e o derrame provocam danos na região cerebral afetada, causando perdas irreversíveis do controle motor do corpo humano e muitas vezes também leva à morte.

Enfarte do Miocárdio
Com o bloqueio do fluxo sanguíneo, devido ao acúmulo de placas de gordura nas artérias coronarianas, o miocárdio - uma região do coração, não recebe irrigação sanguínea provocando a morte desta região, sendo muitas vezes fatal ao indivíduo. O processo é também conhecido como Ataque Cardíaco.

Veja os níveis de referência para o controle adequado do Colesterol:

Colesterol Total - Categoria
Menor que 200 mg/dl - Desejável
De 200 a 239 mg/dl - Limite
≥ 240 mg/dl - Alto

Colesterol HDL (bom colesterol)
Colesterol HDL - Categoria
Menor que 40 mg/dl - Risco aumentado para doenças cardiovasculares
De 40 a 59 mg/dl - Nível Ideal
≥ 60 mg/dl - Limite

Colesterol LDL (mau colesterol):
Colesterol LDL - Categoria
Menor que 100 mg/dl - Nível ideal
De 100 a 129 mg/dl - Nível próximo do ideal
De 130 a 159 mg/dl - Limite
De 160 a 189 mg/dl - Alto
≥ 190 mg/dl - Muito alto

Causas do Aumento de Colesterol LDL (Colesterol Ruim)

As causas do aumento colesterol são variadas, desde fatores hereditários, a obesidade e a falta de atividade física, mas a alimentação é o principal fator de risco. Alguns alimentos possuem um alto nível de gordura, são eles:

  • Peixe frito, carnes à milanesa, batata frita;
  • Salsicha, salaminho, bacon, banha de porco;
  • Chocolate, biscoitos e tortas industrializadas;
  • Leite integral, leite condensado, queijos amarelos, creme de leite, sorvete, pudim.


Sendo assim, a partir de hoje, dia 08 de agosto, procure melhor adequar sua dieta, praticar mais exercícios físicos e fazer acompanhamento médico frequente. O colesterol tanto pode ser um herói (HDL) quanto um vilão (LDL) para seu organismo, portanto cuide-se!

Colesterol HDL (bom colesterol)
Colesterol HDL - Categoria
Menor que 40 mg/dl - Risco aumentado para doenças cardiovasculares
De 40 a 59 mg/dl - Nível Ideal
≥ 60 mg/dl - Limite

Life Line

Ambulância para eventos no Rio de Janeiro. Conheça nossa Estrutura e Serviços.
Life Line - Sua diversão com mais segurança.

Quem Somos?

lifeline-a-empresa-ambilancia

A LifeLine é uma empresa com grande conhecimento e ''know how''. Possuímos condições diferenciadas para oferecer os melhores serviços médicos com qualidade, conforto e segurança.

Continue lendo ...


Arquivos do Blog