Blog

Set 29

Coração Saudável: Confira os hábitos mais importantes para evitar doenças cardíacas.

O coração é um órgão vital para o corpo humano, junto com o encéfalo tem uma das mais importantes funções para a ideal fisiologia do nosso bem-estar. O coração é um músculo que tem a função de bombear o fluxo sanguíneo nas artérias, o fluxo sanguíneo transporta o oxigênio e os nutrientes fundamentais para os sistemas do corpo inteiro. Sendo assim, é essencial que este mecanismo esteja em bom funcionamento para evitar quaisquer distúrbios em nosso organismo. De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares (AVC, Infarto, etc.) são a maior causa de óbitos no Brasil.

Conheça os principais hábitos para um Coração Saudável:

Fumante? Se não, muito bom! Agora, se sim...

Fumar causa elevação da pressão arterial que é prejudicial ao sistema cardiovascular, além de também fazer com o que o LDL (colesterol ruim) se fixe as paredes das artérias mais facilmente. Abandonar o cigarro é essencial para a saúde do coração, além, de evitar outras doenças de caráter respiratório e o câncer de pulmão.

Tá nervoso? Vá pescar...

Raiva todos nós sentimos em nosso dia-a-dia, seja por motivos sérios ou por motivos “bobos”, controlar a raiva e a agressividade é importante para manter a pressão arterial em níveis satisfatórios, nem sempre é fácil (nós sabemos), mas as exaltações no nervosismo aumentam a pressão nos vasos sanguíneos, o coração tem que acelerar para manter o fluxo suficiente para o organismo. E se não for por paixão, coração acelerado nunca é bom.

Dormiu e continua com sono? Você está fazendo isso errado!

As noites mal dormidas, seja por excesso de trabalho, falta de tempo ou mesmo por insônia é causa de complicações cardíacas, de acordo com alguns estudos, dormir menos de 8 horas por dia aumenta os riscos de doenças cardiovasculares. Se estiver lendo esta matéria e está com sono, desligue o PC e vá descansar, dormir bem é fundamental para manter seu coração saudável.

Está de mal com a balança? Seu coração também deve estar de mal com você!

Pessoas acima do peso, sejam apenas “gordinhas” ou obesas, tem maiores chances de terem problemas com o colesterol, hipertensão arterial e também diabetes, todas as três são prejudiciais para as artérias, e se for as três juntas, preocupe-se mais.  Fazer exercícios físicos e manter uma alimentação saudável contribuem com a perda de peso e previne as doenças cardiovasculares, não existe muita necessidade de passar horas e horas na academia, basta apenas não ser sedentário.

Não se Estresse, Relaxe!

A rotina atual da maioria das pessoas causa estresse, seja no trabalho, no curso ou em casa, muitas pessoas são bombas relógios prontas para explodir a qualquer “pisão” no seu pé. As cobranças no trabalho, as dívidas, os filhos com problemas na escola, são muitos os motivos para ir dormir e já acordar estressado, no entanto, o estresse aumenta a produção de adrenalina, com o aumento da adrenalina a pressão arterial também aumenta, se isso for ocasionalmente, tudo bem, porém, se ocorrer todos os dias, podem aumentar os riscos de infarto do miocárdio. Então, vá mais ao teatro, cinema, shows musicais, leve as crianças no parque, brinque mais com seu bichinho de estimação, simplesmente, relaxe... seu coração vai agradecer.

Esta sentindo incomodo no peito? Procure acompanhamento médico.

De acordo com os médicos, pessoas acima de vinte anos de idade devem realizar check-ups a cada dois anos, nem todo mundo procura, porém, é necessário conhecer como anda sua saúde, principalmente os níveis de colesterol, pressão arterial e as funções cardiovasculares. Caso esteja sentindo falta de ar e dores no peito constantes, não deixe para semana que vem, procure um acompanhamento médico. Pense bem nas suas prioridades, muitos reclamam da falta de tempo para ir ao médico, mas...cuidar da sua saúde é mais importante que todos os seus compromissos. Quanto mais cedo identificar riscos a saúde do coração, mais eficiente será o tratamento.

Como já diz o ditado: “Prevenir é o melhor remédio.” Cuide melhor do seu coração.

 

 

Life Line

Ambulância para eventos no Rio de Janeiro. Conheça nossa Estrutura e Serviços.
Life Line - Sua diversão com mais segurança.

Quem Somos?

lifeline-a-empresa-ambilancia

A LifeLine é uma empresa com grande conhecimento e ''know how''. Possuímos condições diferenciadas para oferecer os melhores serviços médicos com qualidade, conforto e segurança.

Continue lendo ...


Arquivos do Blog