Blog

Out 14

Ebola: População em Alerta com medo de epidemia da doença. Entenda porque o vírus esta assustando todo o planeta

O Vírus

O Ebola é uma doença infecciosa muito grave e letal, seus sintomas iniciam como de uma gripe forte, parecido com sintomas de Dengue: febre, fraqueza, dor de cabeça, dor de garganta e dores musculares, em seguida, o indivíduo começa a vomitar e ter diarreia, por último, inicia hemorragia interna e externa, se não tratado a tempo leva ao óbito.

O vírus Ebola foi descoberto na década de 1970 por cientistas franceses que pesquisavam a razão de tantas pessoas morrerem misteriosamente no Congo – África, após analisarem o sangue de uma freira contaminada, descobriu-se o poder mortífero da doença, a contaminação do vírus se deu por conta de um hospital, que tratava os pacientes com os sintomas e sem preparo disseminava o vírus, cerca de 300 pessoas faleceram e a contaminação só foi interrompida com o fechamento do hospital. Os pesquisadores decidiram dar o nome de um rio africano chamado Ebola ao vírus, desde então houve mais de 10 epidemias de ebola na África.

O Mundo em Alerta

O novo surto de Ebola começou no mês de agosto em alguns países da África: Libéria, Guiné e Serra Leoa, estes países já se encontram em estados epidêmicos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde esta é a pior epidemia de Ebola já registrada, cerca de 4.030 pessoas morreram até o último dia 08 de outubro devido ao vírus, no total entre casos confirmados e suspeitos, mais de 8.000 pessoas tiveram os sintomas do vírus.

Além da Libéria, Guiné e Serra Leoa, há casos isolados também na Nigéria e Senegal, fora da África foram confirmados casos de contaminação do vírus na Espanha e nos Estados Unidos, recentemente um enfermeiro num hospital do Texas – EUA contraiu o vírus de um paciente africano que morreu semanas antes, tudo aponta que houve falha no protocolo de segurança contra o vírus.

No Brasil, houve apenas um caso de suspeita confirmado pelo Ministério da Saúde, um africano foi atendido no Paraná com a suspeita e logo foi transferido para o Instituto Fio Cruz no Rio de Janeiro, onde o teste deu negativo para Ebola.

Entenda como a Doença é Transmitida

O Ebola é transmitido através do contado direto com fluidos corporais de pessoas e animais infectados. Uma pessoa com o vírus pode contaminar outras através de:

  • Lágrima
  • Saliva
  • Muco
  • Suor
  • Vômito
  • Sangue
  • Urina
  • Fezes
  • Sêmen

É importante ressaltar que o vírus não é transmitido pelo ar. Depois de contaminado pelo vírus, o individuo pode levar até 21 dias para que surjam os sintomas.

Doença que Mata

A morte por ebola acontece devido às hemorragias internas graves e também pela falência dos órgãos, mais de 60% dos pacientes morreram e, em epidemias anteriores na África a mortalidade da doença chegou a atingir 90% dos casos confirmados do vírus.

Tratamento

Quanto mais cedo começar o atendimento maior a possibilidade de sobrevivência do paciente, ainda não há uma cura ou vacina aprovada, o tratamento é realizado com reposição de fluídos e sangue perdido, controle da pressão arterial e tratamento de outras infecções adquiridas junto ao vírus.

Chances de Epidemia no Brasil

O Ministério da Saúde e especialistas alertam que há pouca possibilidade da epidemia chegar ao Brasil, o contágio na África está alto devido a alguns fatores como a contaminação dos animais (morcegos e macacos), como não existem animais contaminados no Brasil a única forma de epidemia seria o contato homem a homem, de acordo com o Ministério da Saúde, estão sendo realizados protocolos de segurança em hospitais de emergência e aeroportos para que qualquer suspeita seja isolada imediatamente e assim evitar que a epidemia chegue ao Brasil.

Life Line

Ambulância para eventos no Rio de Janeiro. Conheça nossa Estrutura e Serviços.
Life Line - Sua diversão com mais segurança.

Quem Somos?

lifeline-a-empresa-ambilancia

A LifeLine é uma empresa com grande conhecimento e ''know how''. Possuímos condições diferenciadas para oferecer os melhores serviços médicos com qualidade, conforto e segurança.

Continue lendo ...


Arquivos do Blog