Blog

Jan 14

Limite de Público em Eventos: Os riscos à segurança em eventos com grande público.

Organizar eventos com grande público exige sempre uma preocupação com a segurança, as vezes é necessário estabelecer limite de público em eventos, principalmente em eventos fechados, onde há riscos de incêndios e correria para a saída.

Segurança em Grandes Eventos

interna-seguranca-grandes-eventos

Em qualquer evento é necessário um planejamento com a segurança, em eventos maiores realizados em ginásios, estádios ou arenas, ou mesmo os eventos abertos como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) realizada em 2013 no Rio de Janeiro, onde 400 mil pessoas estiveram reunidas em Copacabana. Para qualquer evento é importante a cobertura médica, mas um evento grande como a JMJ é necessário ter esse planejamento com a segurança.

Os eventos em geral precisam seguir algumas normas técnicas do Corpo de Bombeiros, mas os eventos com grande público devem se atentar também a alguns detalhes muito importantes.

Limite de Público

interna-limite-publico

Muitos locais desrespeitam o limite do seu espaço disponível, qualquer superlotação se torna um alto risco em situações de emergência. Em locais com pouca circulação de ar aumenta a possibilidade de pessoas passarem mal por conta do calor.

Além dos riscos para a segurança, o excesso de público também afeta na qualidade do evento, por que quanto mais gente em um espaço fechado, menor é o fluxo das pessoas, sendo assim, se as pessoas não conseguem se locomover para ir ao banheiro ou mesmo ir até o bar comprar bebida ou outra ação que exige movimento, como dançar, implica na qualidade do evento. É clichê mas é verdade: “Quantidade não significa qualidade.”

Nos eventos em locais abertos é complicado estabelecer limite de público, mas também há riscos para segurança, se acontecer um acidente com uma pessoa em meio à multidão ficará difícil o socorro

Saídas de Emergência

interna-saidas-emergencia

As saídas de emergência nos eventos realizados em locais fechados devem estar bem sinalizados, de modo que em caso de emergências, o público tenha acesso a um local seguro fora do evento.

Em caso de emergência em um evento que ultrapassa seu limite de público pode haver pânico e aglomeração na rota de fuga, impedindo o fluxo das pessoas que chegarem a saída de emergência.

Plano de Emergência para Eventos

interna-plano-emergencia

Para os eventos organizados em locais com uma previsão de público a partir de 2.500 é necessário a criação de um Plano de Emergência, esse plano estabelece ações que devem ser tomadas em casos de acidentes ou emergência, visando a proteção da vida. No Plano de Emergência deve constar a planta do estabelecimento com todas as saídas e saídas de emergência, os dispositivos de segurança como hidrante e extintor de incêndio.

Para eventos com este público é importante contar com um posto médico e ambulância a disposição com cobertura assistencial para qualquer emergência.

Life Line

Ambulância para eventos no Rio de Janeiro. Conheça nossa Estrutura e Serviços.
Life Line - Sua diversão com mais segurança.

Quem Somos?

lifeline-a-empresa-ambilancia

A LifeLine é uma empresa com grande conhecimento e ''know how''. Possuímos condições diferenciadas para oferecer os melhores serviços médicos com qualidade, conforto e segurança.

Continue lendo ...


Arquivos do Blog