Blog

Out 07

Outubro Rosa - Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama

O mês de outubro é repleto de datas comemorativas, durante o mês são comemorados os dias do idoso, do professor, do dentista, do fisioterapeuta, do médico, do livro e o dia das crianças, sendo esta considerada comercialmente a comemoração de todo o mês como “Outubro – o Mês das Crianças”, mas em todo o mundo, outra comemoração em nível de conscientização da população também é lembrada, especialmente para as mulheres.

Durante o mês de outubro, uma campanha muito importante chamada Outubro Rosa divulga a Prevenção do Câncer de Mama. De acordo com o INCA, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais causa óbitos entre as mulheres e, somente no Brasil aproximadamente mais de 60 mil mulheres terão câncer de mama nos próximos anos.

Saiba mais sobre a Prevenção, o Diagnóstico e o Tratamento do Câncer de Mama

Prevenção

A prevenção do Câncer de Mama ainda não é totalmente possível, são muitas as variáveis dos fatores de risco e as características da genética da população, estes são alguns riscos mais associados para desenvolver a doença:

  • Manter uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos regularmente, o excesso de peso   aumenta os riscos de desenvolver o tumor.
  • O uso de anticoncepcionais não tem associação direta com o câncer de mama, mas as               mulheres que utilizam anticoncepcionais por longo período e as que utilizaram antes da             primeira gravidez estão mais predispostas à doença.
  • O álcool é outro fator de risco para o tumor nas mamas, evitar a ingestão em excesso também é importante para a prevenção.
  • A exposição às radiações ionizantes, aquela presente nos exames de Raios X, quando não           utilizada proteção adequada é outro fator de risco para mulheres com menos de 35 anos.

Diagnóstico

O diagnóstico do câncer de mama é fundamental para o tratamento, o diagnóstico precoce é essencial para um tratamento mais adequado e com mais possibilidades de sucesso, atualmente, o autoexame é muito recomendando, porém, no autoexame só é possível massagear nódulos maiores, nódulos que possivelmente já estarão em estágio avançado. Para as instituições especializadas como o INCA e a OMS, a Mamografia é o melhor método para detecção precoce do câncer de mama.

A Mamografia é um exame que comprime as mamas e as expõem aos Raios X, a técnica permite detectar nódulos em estágio inicial, por serem menores, esses nódulos visualizados na imagem de mamografia tem muito mais chances de cura. A legislação brasileira e a medicina recomendam que mulheres acima de 40 anos devam realizar exames de mamografia uma vez ao ano.

Tratamento

O tratamento do câncer de mama é dividido em clínico e cirúrgico.

O tratamento clínico envolve a utilização de dois métodos, a Quimioterapia e a Radioterapia. A Quimioterapia é a utilização de medicamentos antitumorais para erradicar o tumor;
A Radioterapia é utilização das radiações ionizantes para também erradicar o tumor, os dois métodos podem ser utilizados de forma única ou em conjunto, tanto a quimioterapia como a radioterapia tem efeitos colaterais muito intensos para os pacientes.

O tratamento cirúrgico é a retirada do tumor da mama, podendo ter apenas uma pequena parte do tecido mamário ou mesmo toda a mama da paciente, este método é chamado mastectomia e é considerado o tratamento mais radical para o câncer de mama, comumente pacientes que necessitaram de mastectomia passa por cuidados psicológicos.

Existem outros tratamentos realizados em conjunto, como a radioterapia com fins de diminuição do tamanho do tumor e após realização de cirurgia por exemplo.

A cada ano aumenta a participação popular no Outubro Rosa, campanhas, caminhadas e eventos diversos são realizados para chamar a atenção da realidade do câncer de mama e principalmente do diagnóstico precoce.

Life Line

Ambulância para eventos no Rio de Janeiro. Conheça nossa Estrutura e Serviços.
Life Line - Sua diversão com mais segurança.

Quem Somos?

lifeline-a-empresa-ambilancia

A LifeLine é uma empresa com grande conhecimento e ''know how''. Possuímos condições diferenciadas para oferecer os melhores serviços médicos com qualidade, conforto e segurança.

Continue lendo ...


Arquivos do Blog