Blog

Fev 25

Planejamento Médico para Eventos - Recomendações e Riscos

Você sabia que existe um planejamento médico para eventos? Esse planejamento foi desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros  e é essencial para diminuir os riscos de acidentes em grandes eventos. O planejamento estabelece critérios mínimos para os serviços de emergência médica pré-hospitalar no atendimento ao público presente. As empresas de serviço médico pré-hospitalar devem atentar as normas desse planejamento.

Normas do Planejamento Médico para Eventos

O planejamento médico para eventos possui algumas normas básicas, que devem ser seguidas pelas empresas de serviço médico pré-hospitalar, entre elas:

Avaliação de Riscos

avaliacai-de-riscos-para-evento

Um dos principais fatores para garantir a segurança do público é avaliar os riscos do evento. Essa avaliação é realizada através de alguns fatores. Esses fatores foram determinados pela Resolução SESDEC N° 80, de 18/07/2007. Cada fator é um risco, a soma destes fatores significa o grau de risco. Estes são os fatores:

  • Show Musical: (principalmente como público alvo adolescente e adulto jovem);
  • Evento diurno realizado em local aberto durante o verão ou em lugar fechado sem climatização;
  • Consumo liberado de bebidas alcoólicas;
  • Tempo de duração superior a 4 horas;
  • Público superior a 40.000 pessoas;
  • Densidade de público elevada em eventos gratuitos em locais abertos;
  • Prática de esportes radicais;
  • Faixa etária preponderante do público acima de 60 anos de idade e adolescente;
  • Inexistência de hospital de referência adequado próximo ao local do evento;
  • Ausência de controle do ingresso do público no local do evento.

Recomendações sobre Posto Médico

avaliacao-posto-medico

O posto médico é definido na Resolução 100/96 do CREMERJ como Unidade fixa de nível 1, com o objetivo de atendimento às urgências e emergências. O posto médico deve possuir área coberta, climatizado, iluminado, possuindo instalação de energia elétrica, de água e de esgoto, devidamente equipado para permitir o atendimento inicial, a estabalização do paciente e observação de repouso por um período máximo de 4 horas.

Após o atendimento, a vítima deverá ser liberada ou transportada para o hospital de referência. O posto médico pode ser adaptado em uma edificação ou pode ser montado especialmente para o evento.

Recomendações sobre Ambulâncias

ambulancia-eventos

A ambulância é um veículo terrestre, aéro ou aquaviário que seja de uso exclusivo do transporte de enfermos, conforme estabelecido na Portaria 2048MS/02.

Existe uma classificação para as ambulâncias, definido por letras, cada letra é um tipo diferente:

Tipo A – Ambulância de Transporte
Tipo B – Ambulância de Suporte Básico
Tipo C – Ambulância de Resgate
Tipo D – Ambulância Avançada (UTI – Móvel)
Tipo E – Aeronave (configuração avançada)
Tipo F – Embarcação motorizada (ambulancha)

As ambulâncias utilizadas em eventos, são as do Tipo B e Tipo D. A ambulância Tipo B é possui um técnico de enfermagem e um motorista. A ambulância Tipo D é possui um médico, enfermeiro e um motorista. A ambulância ideal é a do Tipo D, ambulância avançada (UTI - Móvel).

A Life Line disponibiliza equipes treinadas, UTIs móveis, ambulâncias simples e materiais médico-hospitalares. Tudo de acordo com a necessidade do seu evento. A Life Line também faz a liberação de eventos junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro e do CREMERJ. Conheça os eventos atendidos pela Life Line.

Life Line

Ambulância para eventos no Rio de Janeiro. Conheça nossa Estrutura e Serviços.
Life Line - Sua diversão com mais segurança.

Quem Somos?

lifeline-a-empresa-ambilancia

A LifeLine é uma empresa com grande conhecimento e ''know how''. Possuímos condições diferenciadas para oferecer os melhores serviços médicos com qualidade, conforto e segurança.

Continue lendo ...


Arquivos do Blog