Blog

Dez 17

Shows com Pirotecnia: Recomendações e Riscos

Final de ano chegando, tempo de muitas festas, hora de comemorar mais um ano que se passa, é mais que comum as pessoas curtirem o réveillon em locais com shows pirotécnicos. A pirotecnia é a técnica de manipulação de qualquer artefato que envolva o fogo, como fogos de artifícios e acessórios com efeitos de chamas.

Existem diversos produtos pirotécnicos que promovem uma atração incrível de cores e efeitos, no entanto, algumas recomendações devem ser realizadas para evitar incêndios em ambientes fechados assim como ocorreu no início de 2013 na Boate Kiss em Santa Catarina, com mortes de centenas de jovens em um show musical com a utilização de um sinalizador. Houve um acidente durante a realização do show com pirotecnia e as más condições de segurança da discoteca ajudaram a tornar o acidente na maior tragédia com vítimas de incêndio do Brasil.

No Rio de Janeiro, durante a tradicional queima de Fogos no Réveillon de Copacabana em 2001 ocorreu um acidente causando dezenas de vítimas de queimaduras térmicas, alterando a localização do disparo dos fogos da areia para o mar.

Veja algumas recomendações para realização de Shows Pirotécnicos:

Fogos de Artifícios

fogos-de-artificio

Os fogos de artifícios podem ser utilizados em todos lugares, respeitando a distância de 500 metros de instituições médicas, escolas e creches e, de 100 metros de distância de residências e vias públicas.

Outros cuidados devem ser tomados no armazenamento dos fogos, evitando proximidade com produtos inflamáveis. Em festas de final de ano, é comum disparar fogos durante churrascos, deve-se ter toda atenção com os fogos próximo da churrasqueira, assim como crianças por perto. Cuidado também ao apontar o morteiro, evitando postes de luz e fiações elétricas.

Shows Pirotécnicos em Ambientes Abertos e Fechados

shows-pirotecnicos-em-ambientes-abertos-e-fechados

Os shows pirotécnicos devem ser realizados preferencialmente em locais abertos, como orla de praias. Em locais fechados é necessário uma autorização do Corpo de Bombeiros e da Diretoria de Desenvolvimento Ambiental.

Ainda é necessário para ambientes fechados uma fiscalização e acompanhamento de pessoal tecnicamente habilitados para atividades de pirotecnia.

Em Caso de Acidentes

show-pirotecnico-em-caso-de-acidentes

Qualquer evento que tenha o risco de acidentes é importante conhecer alguns procedimentos de primeiros socorros, em casos de acidentes em show de pirotecnia o agravo se dá por meio das queimaduras, e em casos de incêndios mais graves a inalação de fumaça, impedindo a respiração.

Saiba como evitar e se proteger de acidentes com fogos de artificio.

Uma recomendação super importante em eventos com grande número de pessoas e com shows pirotécnicos é manter durante todo o decorrer da atração uma equipe médica a postos para assegurar o atendimento em qualquer eventual acidente.

Sem dúvida os shows pirotécnicos como o Réveillon de Copacabana são lindos de se ver, porém, cuidados devem ser tomados, principalmente em queima de fogos realizadas de modo caseiro e em locais fechados.

Life Line

Ambulância para eventos no Rio de Janeiro. Conheça nossa Estrutura e Serviços.
Life Line - Sua diversão com mais segurança.

Quem Somos?

lifeline-a-empresa-ambilancia

A LifeLine é uma empresa com grande conhecimento e ''know how''. Possuímos condições diferenciadas para oferecer os melhores serviços médicos com qualidade, conforto e segurança.

Continue lendo ...


Arquivos do Blog